NDANJI MUXITU

Desde 22 de agosto de 2001

Foi fundado pelo Tata Mufumbi Kitambo e pela Mametu Auiza Lundire, ele iniciado no dia 19 de julho de 1991, e ela no dia 29 de outubro de 1994, ambos pela Mametu Imbasimbe, do Abasa Ngola D’janga Mametu Ndanda Nlunda.
Localização: Rua Natividade, 16, bairro Figueira 2, Miguel Couto, distrito de Nova Iguaçu, Estado do Rio de janeiro.





Tata Jubiaba
ÁRVORE GENEALÓGICA
Tata Miguel Arcanjo de origem kongo
Tata Jubiaba
Tata Londira (Joãozinho da Goméia)
Mametu Nangakovi
Tata Biole
Tata Anange/Mametu Nganga Kanumene
Mametu Imbasimbe/Mametu Matambenganga
Tata Mufumbi Kitambo/Mametu Auiza Lundire



Tata Londira (Joãozinho da Goméia)
Mametu Nanga Kovi
Tata Biole
Mametu Imbasimbe
DA DIREITA PARA A ESQUERDA: Tata Mufumbi Kitambo, Mametu Auiza Lundire, Tata Anange, Mametu Matambenganga e filho do Tata Anange.











Mametu NangaKovi














Tata Biole com uma muzenza

Referência fotográfica: Tata LembaDiala-herdeiro da Nzo do Tata Biole




ORIGEM DO NOME MUXITU
No dia que foi assentado a casa, o caboclo do Tata Mufumbi Kitambo, boiadeiro Sêu Zé de Campina Grande, deixou dito que o nome do terreiro deveria ser ORIGEM DAS MATAS, o que em seguida foi traduzido para o kikongo, ficando então Ndunda ria Muxitu e daí surgindo a Ndanji Muxitu.





USO DE MUKANGE (MÁSCARA RITUALÍSTICA BANTU) NO NZO NDUNDA RIA MUXITU
Nkisi Mavambu do Tata Hoxi Mbalami
Em 19 de dezembro de 2009, no Ndunda ria Muxitu, o Tata Hoxi Mbalami, Pai Décio Silva, recebeu do Tata Mufumbi, o Kituminu Sambuadi Mivu (Obrigação de Sete anos) ye Ntanda (Direitos sacerdotais), ocasião esta que o nkisi Mavambu (Nkisi do Tata Hoxi Mbalami) usou a mukange pela primeira vez.

SIGNIFICADO: Nós somos a imagem e semelhança (espiritual) do nosso ancestral. A máscara é uma representação desse ancestral sobre a matéria.  Em alguns relatos ditos por pessoas de origem banto, é dito que a máscara é posta no rosto porque algumas pessoas ao incorporarem o ancestral ficava com rosto desfigurado. A incorporação é uma forma de humanizar a divindade e divinizar o ser humano, assim a máscara corresponde também a humanização do divino. Claro que aqui no Brasil não se faz como se fazia nas regiões bantos, mas é uma forma de se aproximar das tradições, separando o culto dos costumes europeus. É um assunto complexo e não deve ser entendido como verdade única, mas apenas como um resgate que com certeza seria feito pelos fundadores das mais diversas raízes do candomblé de Angola, caso estes tivessem o mesmo acesso que temos hoje.



Muzenza Kitanji
Nkisi Nkosi do Tata Mufumbi Kitambo






Nkisi Nkosi do Kutala Kitanji (Filho carnal do Tata Mufumbi)




Tata Mukongo Mbila da Mametu Auiza Lundire

Um comentário: