Mutakalambo por Tata Kitalehoxi

MUTAKALAMBO

Mutakalambo no Candomblé Angola e Congo é bastante respeitado e é cultuado como divindade da caça, conceituado como o rei da caça. É através dos ritos dedicados a Mutakalambo que os adeptos do Candomblé Angola e Congo faz os pedidos de fartura alimentar para as suas casas. As suas missangas são verde escuro ou azul claro, e dessa mesma cores das suas vestimentas são confeccionadas por seus descendentes.

Mutakalambo é conhecido popularmente como Nkisi por alguns no Candomblé, mas por ser de origem angolense é conhecido como Hamba ou Mukixi para designa-lo como divindade. Mas quando se apresenta como Mukixi é portador de uma mascara sobre rosto.

Segundo as informações do Sergio Adolfo, colhida através dos registros de Oscar Ribas, registra que; Mutakalambo é divindade ligada à caça submarina, casado com Kaiango e tem como cão de caça e guarda um jacaré. Este mesmo autor, baseando nos registros de Nei Lopes, Oscar Ribas, Edison Carvalho e Manuel Laranjeira Rodrigues, informa ser Kimbundu a origem de Mutakalambo, ou seja, é uma Hamba conhecida entre os povos de Angola em geral, cultuada entre os Lunda, os Tchokwe e etc.

De acordo com outras informações sobre Mutakalambo e sua esposa Kaiango, também encontramos Samba Zundo como esposa, sendo ela cultuada como divindade entre os angolenses.

Mutakalambo como dito anteriormente ter ligação com agua segundo alguns autores, procuramos entender o significa de seu nome, onde encontramos, segundo Chatelain diz Mutakalambo se tratar de uma divindade rei da floresta, escrito por esse autor como; Muta-Kalombo. E dessa mesma forma que escrever Chatelain, Carvalho (1890) também registra, mas como divindade especial da caça, cultuada entre os Lunda.

Entre os Tchokwe, segundo Manuel Laranjeira Rodrigues, citado por Sergio Adolfo, Muta é conhecido como divindade da caça.

“Mutá é um Hamba encontrado entre os Tschokwé, no qual aparece como uma divindade dos caçadores terrestres. Sua representatividade é um cão, aquele capaz de farejar a caça, companheiro inseparável dos caçadores e que também recebe Itumbu (Filtros mágicos) para adentrar as matas. Mutá aparece sempre, nos cultos, acompanhado de Sambongo (figura masculina) e Nambongo (feminina) que têm como primeira função tornar a caça benéfica, protegendo os caçadores que reside nas florestas. Acompanha também Mutá o Hamba Samukishi (O senhor das máscaras), aquele que recebe a primeira Menga do animal abatido e que somente depois será ofertado a Mutá. Portanto, dentro de um Tshipanga (Cercado onde se encontram os Hamba), Mutá nunca se apresenta só” (COBANTU).

Com relação à palavra Kalombo, encontramos também se trata de uma divindade feminina da esterilidade entre os Kimbundu. Mas de acordo com nossas pesquisas na mídia (COBANTU) sobre Nzaji entre ou Tchokwe, encontramos uma palavra similar; Kalumbo, que são espíritos estranhos que causa doenças dos olhos. Também encontramos a palavra Kalamba, cujo significado é ancestral.

Na região de Luanda a Hamba Mutakalambo ou Mutakalombo, segundo Oscar Ribas, é visto como divindade da caça aquática, que superintende na esfera dos animais aquáticos. “Em várias pesquisas Mutakalombo aparece como divindade aquática, que utiliza seu jacaré (Ou crocodilo) para arrebatar mulheres na beira d’água com a finalidade de servi-lo. Aquelas que conseguem sobreviver e retornam, recebem o poder de Mutakalombo para sacerdote” (COBANTU).

Nessa mesma região, Luanda, é encontrado junto de Mutakalombo outra Hamba, conhecida como Mutanjinji, divindade feminina que superintende a esfera dos animais terrestres. Assim como Kabila se encontra nessa mesma região com a função de pastor, tem ligação com Mutakalombo e serve Mutanjinji.

Como podemos observar Mutakalambo ou Mutakalombo é uma Hamba da caça, caçador, tanto terrestre em algumas regiões banto, assim como no Candomblé Angola e Congo, como também é cultuado como divindade da caça aquática.

Mutakalambo é assim conceituado o gênio da floresta, caçador terrestre e aquático. É por isso nos Candomblés Angola e Congo, entre os adeptos e seus descendentes, é conceituado como o Rei da Caça.

Texto estudado e pesquisado por Tata Kitalehoxi , Ndanji Goméia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário