Kabila por Tata Kitalehoxi

KABILA

Kabila no Candomblé Angola e Congo é divindade da caça, um ágil caçador, de características agressivas e suaves em suas danças ritualísticas. Usa cores verde ou azul claro em suas vestimentas e missangas. E faz parte da sua vestimenta, um chapéu, uma capanga e um chifre de boi.

O tipo de sua vestimenta pode variar de acordo com a sua natureza ou por conta das tradições de cada Ndanji (Raiz). Em algumas Jinzo (Casas), Kabila o Deus da caça e pastor de gado, usa em suas vestimentas couro de boi, chifre de boi, até mesmo chicote como indumentária. E como arma de caça utilizam arcos e flechas, barretes ou lanças.

A palavra Kabila vem de Kubila, que significa pastorear. Mas existem aqueles que contradizem servir como tradução para a Hamba Kabila. Sendo Kabila uma divindade reinante como caçado, muito antes da existência das manadas de gado no mundo banto.

A palavra Kabila primeiramente pode ser traduzida como, caçador, mas também é possível encontrar outras traduções sem fugir do seu verdadeiro caráter de caçador. Segundo Carvalho (1890), a palavra Kabila também significa porteiro ou vigia. Isso por existir “na porta do fundo da kipanga, há uma habitação, munzuo, onde fica o cabila” (1890: 228).

Segundo Carvalho, Kabila é uma divindade da caça entre os Lunda, cultuado juntamente com outra Hamba, Nhambua (Nabua). São Mahamba (Divindades) festejados pelos caçadores da aldeia, antes de saírem para a caça. Esse festejo é praticado com o intuito de acalmar as Mahamba, pedir as bênçãos e que não os apareçam quando avistarem a caça ou estiverem no ato de atingir a caça (1890: 240).

Kabila também é encontrado a serviço de Mutanjinji (divindade feminina que superintende a esfera dos animais terrestres) na região de Luanda e com forte ligação com Mutakalombo.

No mundo banto sempre existiu uma hierarquia entre as divindades, podendo existir uma divindade a serviço de outra, fazendo a harmonia na natureza e na vida do individuo ou comunidade. Por isso presenciamos Kabila envolvido com Nabua, Mutanjinji, Mutakalombo e etc. Mais um dos principais e das muitas requisitadas divindades banto, Kabila tem forte ligação com Lau (divindade que ajuda a soltar a caça, até capturados de guerra).

Texto estudado e pesquisado por Tata Kitalehoxi , Ndanji Goméia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário